Calendário Celta Sazonal de Briogáledon

 

Em conformidade a Motivos para adotarmos o Calendário Celta do Hemisfério Norte, expomos aqui a versão Gráfica Creative Commons de nosso Calendário Sócio-Cultural, em versão simplificada e seguindo a tradição Histórica em detrimento da Astronômica, no entanto apenas mencionada neste modelo para referência de terceiros.

Os festejos Yule, Ostara, Litha e Mabon, referentes a equinócios e solstícios na Wicca, bem como seus nomes neodruídicos, Alban Arthuan, Alban Eiler, Alban Heruin e Alban Elued, não foram citados neste calendário porque há influências não-celtas nos mesmos e porque este modelo adotado por nossa tribo é não-religioso, ainda que preserve o Samhain (se diz Sáuain), o Imbolc (se diz Imbolg), o Bealtaine (se diz Beltine) e o Lughnasadh (se diz Lúnassa), aqui considerados pelo seu aspecto social e cultural, sempre recordando que esta tribo é multirreligiosa e de pensamento livre. Aqueles que desejarem inverter os calendários para a correção astronômica o poderão fazer internamente para suas liturgias, todavia o calendário de atividades da tribo se manterá na versão histórica e herdada pelos motivos já aventados.

 

calendario-celta-blog-creativeLicença Creative Commons
O trabalho Calendário Celta Sazonal de Briogáledon de Briogáledon foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em https://briogaledon.wordpress.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em https://briogaledon.wordpress.com/faleconosco/.

Anúncios

4 Respostas to “Calendário Celta Sazonal de Briogáledon”

  1. […] Este ciclo de doação continuará recebendo coletas voluntárias de pessoas físicas desta comunidade até à data de 01 de novembro, na qual celebraremos o Samhain (ano-novo Celta), após o qual inicia-se outro ciclo de coletas, cujo término será no Imbolc em 31 de janeiro. Para acompanhar os ciclos, consulte Calendário Celta Sazonal de Briogáledon. […]

  2. […] Para acompanhar os ciclos, consulte Calendário Celta Sazonal de Briogáledon. […]

  3. […] Para acompanhar os ciclos, consulte Calendário Celta Sazonal de Briogáledon. […]

  4. […] Para acompanhar os ciclos, consulte Calendário Celta Sazonal de Briogáledon. […]

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: